Ohm, fazendo uma análise da resistência elétrica dos materiais realizou os seguintes estudos. Variou a resistência R de quatro formas diferentes, realizando a seguinte experiência:
1° Caso: Aplicou uma mesma ddp em dois condutores de mesma área, comprimento e material, constatando que a corrente elétrica foi a mesma para os dois casos.
2° Caso: Aplicou uma mesma ddp em dois condutores de mesmo comprimento e material, mas a área do segundo igual ao dobro do primeiro, constatando um aumento da corrente elétrica.
3° Caso: Aplicou uma mesma ddp em dois condutores de mesmo material e área, mas o comprimento do segundo igual ao dobro do primeiro, constatando uma diminuição da corrente elétrica.
4° Caso: Aplicou uma mesma ddp em dois condutores de mesmo comprimento e área, porém de materiais diferentes, constatando que a corrente em cada material é diferente. Desta forma Ohm verificou que a variação da corrente ocorreu devido à variação de resistência que depende do material, comprimento e área, enunciando a segunda lei:
“A resistência elétrica de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional a sua secção e depende ainda do material com que é feito este condutor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário