21 julho 2010

Associação de resistores

Associação de resistores
Uma associação de resistores pode ser realizada das seguintes maneiras: em série, em paralelo ou mista, sendo esta última uma combinação entre as duas modalidades anteriores. Entende-se por resistor equivalente de uma associação aquele que, submetido à mesma ddp da associação, fica percorrido por uma corrente de mesma intensidade que a da associação.

Associação em Série

Dois ou mais resistores constituem uma associação em série quando estão ligados de modo que a mesma corrente percorra cada um deles. Quanto ao resistor equivalente de uma associação série, podemos dizer que:


1. A intensidade da corrente que o percorre é igual a intensidade da corrente que percorre cada resistor associado.

2. A ddp entre os seus terminais é a soma das ddp entre os terminais de cada resistor associado.

3. A sua resistência é igual a soma das resistências de cada um dos resistores associados.

Associação em Paralelo

O que caracteriza uma associação em paralelo é o fato de que a ddp entre os terminais de cada resistor associado é a mesma da associação.

Quanto ao resistor equivalente de uma associação em paralelo, podemos dizer que:

1. A intensidade da corrente que percorre o resistor equivalente é igual a soma das intensidades das correntes que percorrem cada um dos resistores associados.

2. A ddp entre os terminais do resistor equivalente é igual a ddp entre os terminais de cada um dos resistores associados.

3. O inverso da resistência do resistor equivalente é a soma dos inversos das resistências dos resistores associados.

Teorema de Kenelly

Consiste em um método de redução de circuitos resistivos permitindo a transformação da conexão de três resistores em triângulo para três resistores em estrela, e vice-versa.

Nenhum comentário: