21 julho 2010

Eletroscópio

Eletroscópio
São dispositivos construídos com a finalidade de manifestar se um corpo está ou não eletrizado. Os eletroscópios não medem o valor da carga elétrica, apenas indicam se o corpo está eletrizado ou não. Os principais tipos são os pêndulos eletrostáticos e o eletroscópio de folhas.

- Pêndulo Eletrostático

É constituído de uma esfera de prova construída com material leve (isopor ou cortiça), suspensa por um fio leve, flexível e isolante e preso a uma haste. Aproxima-se da esfera um corpo A. Se estiver eletrizado, a esfera se eletriza por indução e é atraída. Tocando-se a esfera de prova com um corpo A, ela se eletriza por
contato e adquire carga de mesmo sinal de A, sendo portanto repelida. A seguir, aproxima-se da esfera um corpo B, com carga de sinal conhecido. Se B repele a esfera, A tem sinal de B. Se B atrai a esfera de prova, então A tem sinal oposto a B.


- Eletroscópio de Folhas

É constituído de duas lâminas delgadas fixas à extremidade inferior de uma haste metálica que passa por um suporte de material isolante. Na extemidade superior da haste tem-se o botão de prova (esfera ou prato). Aproxima-se (indução) ou toca-se (contato) a esfera de prova com um corpo A. Se A estiver eletrizado, observa-se uma divergência (abertura) nas lâminas, proporcional à intensidade da carga de A. Este aparelho é mais sensível do que o pêndulo eletrostático, permitindo detectar a presença de cargas menores.

Nenhum comentário: