21 julho 2010

Elementos de um circuito

Elementos de um circuito
Para se estabelecer uma corrente elétrica são necessários, basicamente: um gerador de energia elétrica, um condutor em circuito fechado e um elemento para utilizar a energia produzida pelo gerador. A esse conjunto
denominamos circuito elétrico.

Gerador

É um dispositivo elétrico que transforma uma modalidade qualquer de energia em energia elétrica. Nos seus terminais é mantida uma ddp que é derivada desta transformação.

Gerador Eletroquímico

Transforma energia química em energia elétrica. São constituídos de placas de metais diferentes, convenientemente escolhidos, mergulhados em soluções ácidas, básicas ou salinas. Os tipos mais comuns de geradores eletroquímicos são as pilhas secas e os acumuladores. Ambos produzem uma ddp contínua entre seus terminais e diferem entre si pelo fato de que a pilha seca não pode ser recarregada, enquanto o acumulador pode ser recarregado. Uma bateria é uma associação em série de geradores eletroquímicos.


Gerador Eletromecânico

Transforma energia mecânica em energia elétrica. Os principais são os dínamos (capazes de estabelecer uma corrente contínua) e os alternadores (capazes de estabelecer uma corrente alternada).

Força Eletromotriz de um Gerador

É o trabalho realizado sobre a unidade de carga, durante o seu transporte do terminal negativo para o positivo do gerador. A f.e.m. representa o acréscimo de potencial que sofrem as cargas constituintes da corrente ao atravessar um gerador. Sua unidade SI é o Volt (V).

Os elementos característicos de um gerador são sua f.e.m. e sua resistência elétrica interna. A resistência interna é inevitável no gerador, como em qualquer outro dispositivo elétrico, porque o meio que o constitui é um condutor e, portanto, apresenta resistência elétrica.

Rendimento do Gerador

É dado pela razão entre a potência útil e a potência por ele fornecida. O rendimento de um gerador é tanto maior quanto menor for sua resistência interna e quanto menor for a intensidade da corrente que o percorre.

Receptor

Receptor é um dispositivo elétrico capaz de transformar energia elétrica em outra modalidade qualquer de energia, que não seja unicamente calor. Um receptor que transforma energia elétrica unicamente em calor é
chamado receptor passivo (resistor).

Força Contra-eletromotriz de um Receptor

É o trabalho realizado sobre a unidade de carga, durante o seu transporte do terminal positivo para o negativo do receptor. A f.c.e.m. representa o decréscimo de potencial elétrico que sofrem as cargas constituintes da corrente ao atravessar o receptor. Sua unidade SI é o volt (V).

Os elementos característicos de um receptor são a sua f.c.e.m. e sua resistência interna.

Rendimento de um Receptor

É a razão entre a sua potência útil e a potência nele consumida.

Resistores

Os resistores são elementos que num circuito oferecem oposição à passagem de corrente elétrica transformando integralmente energia elétrica em calor. Classificam-se entre fixos e variáveis (potenciômetros e reostatos). Os variáveis permitem o controle da corrente elétrica através da variação de sua resistência.

Quanto ao tipo, os resistores podem ser de carvão, limitando pequenas correntes, ou de fio, para correntes maiores. A resistência de um chuveiro elétrico é um exemplo de resistor de fio. Na maioria dos resistores, o valor da resistência é apresentado utilizando-se um código de cores.

Dispositivos de Manobra

São elementos que servem para acionar ou desligar um circuito elétrico. Por exemplo, as chaves e os interruptores.

Dispositivos de Proteção

São dispositivos que, ao serem atravessados por uma corrente de intensidade maior que a prevista, interrompem a passagem da corrente elétrica, preservando da destruição os demais elementos do circuito. Os mais comuns são os fusíveis e os disjuntores.

Nenhum comentário: