21 julho 2010

Fontes de Eletricidade

Fontes de eletricidade
1- Bateria Química
Uma pilha química voltaica consiste numa combinação de materiais que são utilizados para converter energia química em energia elétrica. Uma bateria é constituída pela ligação de duas ou mais pilhas. Uma reação química produz cargas opostas em dois metais diferentes, que servem como terminais negativo e positivo. Os metais estão em contato com um eletrólito.

2 - Gerador
O gerador é uma máquina na qual se usa a indutância eletromagnética para produzir uma tensão por meio da rotação de bobinas de fio através de um campo magnético estacionário ou pela rotação de um campo magnético através de bobinas de fio estacionárias. Atualmente, mais de 95 por cento da energia consumida no mundo é produzida por geradores.


3 - Energia térmica
A produção da maior parte da energia elétrica origina-se pela formação de energia térmica. O carvão, o óleo ou o gás natural pode ser queimado para ser liberado grandes quantidades de calor. Uma vez estando disponível a energia térmica, o próximo passo é convertê-la em energia mecânica. A água é aquecida para produzir vapor que, por sua vez, é utilizado para girar as turbinas que impelem os geradores elétricos. Uma conversão direta da energia térmica em energia elétrica aumentaria a eficiência e reduziria a poluição térmica dos mananciais de água e da atmosfera.

4- Emissão termoiônica
O conversor de energia termoiônica é um dispositivo constituído por dois eletrodos num vácuo. O eletrodo emissor é aquecido e produz elétrons livres. O eletrodo coletor é mantido a uma temperatura muito mais baixa e recebe os elétrons emitidos pelo emissor.

5 - Pilhas solares
As pilhas ou células solares convertem energia luminosa diretamente em energia elétrica. São constituídas de material semicondutor como o silício e são utilizadas em grandes arranjos em naves espaciais para carregar as baterias. As pilhas solares são utilizadas também no aquecimento doméstico.

6- Efeito piezoelétrico
Certos cristais, como o quartzo e os sais de Rochelle, geram uma tensão quando vibram ou sofrem uma pressão mecânica. Este fenômeno é conhecido como efeito piezoelétrico. Um exemplo é a cápsula de cristal dos toca-discos, que contém um cristal de sal de Rochelle ao qual é fixada a agulha. À medida que a agulha passa pelos sulcos do disco, ela balança de um lado para o outro. Este movimento mecânico é aplicado ao cristal e assim gera uma tensão.

7 - Termopares
Se dois fios de materiais diferentes como o ferro e o cobre forem soldados um ao outro, e se a junção for aquecida, a diferença na atividade eletrônica nos dois metais produz uma diferença de potencial (ddp) através da junção. As junções de termopares podem ser usadas para medir a quantidade de corrente, pois a corrente serve para aquecer a junção.

Um comentário:

Unknown disse...

FOi bom por lancarem esta informacao porque ajudou_me muito e tem muita ciencia, obrigado.