21 julho 2010

Carga elétrica

Carga elétrica
Existem dois tipos de cargas elétricas na natureza, convencionalmente chamadas de “cargas positivas” e de “cargas negativas”. Os portadores de cargas elétricas são partículas elementares, em particular, aquelas que
constituem os átomos: os elétrons e os prótons. Os átomos são compostos de um núcleo e de uma coroa eletrônica. O núcleo contém os prótons e os nêutrons, enquanto que a coroa eletrônica contém os elétrons.

prótons tem carga positiva elétrons tem carga negativa nêutrons não tem carga


Os elétrons e os prótons tem a menor carga elétrica conhecida, chamada carga elementar e é representada por e = 1,6.10-19 Coulombs. Numericamente, a carga elétrica de um próton é igual à de um elétron, mas com efeitos elétricos opostos. Existem átomos onde o número de elétrons é igual ao número de prótons, sendo conhecidos como átomos eletricamente neutros, ou seja, são átomos em equilíbrio elétrico. Existem outros onde o número de prótons é diferente do número de elétrons, sendo estes denominados de íons.
Portanto o íon é um átomo em desequilíbrio elétrico. O íon pode ser positivo (cátion) se ficar com falta de elétrons ou negativo (ânion) se ficar com excesso de elétrons.

Nenhum comentário: